Gestão do Conhecimento: Valorização das Pessoas como Fator de Vantagem Competitiva
 
TAGLIAPIETRA, O.M.; MIURA, M.N. Gestão do conhecimento: valorização das pessoas como fator de vantagem competitiva. Rev. Ciên. Empresariais, 3(1): p. 67-80, 2002. 
 
RESUMO:  Com o advento da industrialização, a organização do trabalho assumiu nova configuração. Nesse período, prevaleceram os sistemas mecanicistas de produção que obtiveram êxito, enquanto o ambiente encontrava-se estãvel e pouco competitivo. Com os avanços tecnológicos, as pessoas, gradativamente, foram substituídas pelas máquinas nas tarefas rotineiras e repetitivas. Com isso, às pessoas são atribuídas as atividades de planejamento, decisão e controle das operações. Por isso, as organizações que valorizam o potencial humano através da utilização da criatividade e das habilidades individuais e grupais possuem vantagem competitiva. A era que, hoje, denomina-se de Gestão do Conhecimento visa a oportunizar um novo ambiente organizãcional onde as pessoas possam criar e desenvolver novos conceitos para otrnar as organizações competitivas. Para que isso aconteça é necessário rever conceitos e modelos educacionais ultrapassados que enfatizam a transmissão de informações para uma educação permanente que estimule o potencial humano. A nova postura gerencial deve estar direcionada para o compartilhamento das informações. O administrador da era do conhecimento deve estar apto para abandonar modelos de administração obsoletos assumindo nova postura diante da nova configuração organizacional. As mudanças são imprevisíveis em intervalo curto de tempo. Por isso, é necessário pessoas que estejam preparadas para assumir desafios e que sejam flexíveis para adaptarem-se às mudanças constantes.
 
PALAVRAS-CHAVE: Criatividade, Inovação, Capital Humano
 

Administration of the Knowledge: Valorization of the People as Factor of Competitive Advantage
 
TAGLIAPIETRA, O.M.; MIURA, M.N. Administration of the knowledge: Valorization of the people as factor of competitive advantage. Rev. Ciên. Empresariais, 3(1): p. 67-80, 2002.  
 
ABSTACT:  With the advent of industrialization and organization of work assumed new configuration. In this period prevail the mechanized systems of the production that obtained result while the environment was stable and few competitive. With the discovery de news technologies the persons gradually were substituted for the machines in routines tasks and repetitives. To the persons rest the activities of planning, decision and control of operations. For this, the organizations that valorize the human potential through utilization of the individuals and grupals creativity and abilities having competitive advantage. The epoch that nowadays named Management Knowledge aiming to offer opportunity a new conceits to become the organizations competitives. To happen this is necessary to see again olds educationals conceits and models that stimulate the potential human. The new managerial posture must be directed to the participating of informations. The administrator the epoch of knowledge must be ready to abandon models of administration improper, knowledge must be ready to abandon models of administration improper, assuming new posture before reality mutable. The canges are unexpected in short time of interval. For this, is flexible to adapt the new demands oneself.
 
KEY WORDS: Creativity, Innovation, Human Capital.