ATENDIMENTO A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL
A MATERIAL BIOLÓGICO

Para obter o arquivo .DOC completo - clique aqui

   Introdução:
   Segundo o Ministério da Saúde: “Os acidentes com sangue e fluidos potencialmente contaminados devem ser tratados como casos de emergência médica, uma vez que as intervenções para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessitam ser
iniciadas logo após a ocorrência do acidente para maior eficácia”. Estas intervenções devem estar em concordância com o Manual de Condutas - Exposição Ocupacional à Material Biológico: Hepatite e HIV, do MINISTÉRIO DA SAÚDE.
   A Biossegurança pressupõe medidas de proteção individual, coletiva e relacionada ao meio, que irão colaborar com a segurança dos profissionais que atuam em saúde. Os profissionais sujeitos à exposição ocupacional com material biológico ou potencialmente contaminado são responsáveis por freqüentar e concluir programas educativos da instituição, observar práticas seguras para manuseio dos mesmos e seguir as normas e procedimentos adotados pelo departamento ou pela instituição.
    O Curso de Enfermagem através do Pronto Atendimento Escola – PAE será responsável pelo atendimento de todas as exposições com material biológico e material potencialmente contaminado, ocorridas na Universidade Paranaense – UNIPAR/Campus Umuarama - Sede, realizando atendimento emergencial dos casos necessários a todos os departamentos e setores desta Instituição.
   A operacionalização das condutas frente à exposição ocupacional à material biológico e material potencialmente contaminado, está contemplada no Protocolo de Assistência a Exposição Ocupacional à Material Biológico e Material Potencialmente Contaminado do Pronto Atendimento Escola, validado pelos órgãos hierárquicos competentes. Assim, pretende-se assegurar as ações de atendimento, onde o Pronto Atendimento Escola cumpra com seu papel de forma sistematizada e competente.